CURSOS GRATUITOS GOVERNO SP 2015 VIARAPIDA

Atenção para as novas vagas abertas para inscrição no Viarapida 2015 portal que disponibiliza cursos gratuitos do governo do estado SP , pessoas que estavam aguardando a abertura de inscrições para cursos profissionalizantes grátis podem pesquisar oportunidades dentre as 12 mil vagas para cursos de qualificação em várias áreas profissionais na capital e municípios de SP em 2015, para quem tem idade a partir de 16 anos e quer trabalhar como cabeleireiro, cozinheiro, mecânico, eletricista, padeiro, pintor ou em almoxarifado, produção, logística, costura ou em outra área.

VIARAPIDA 2015

Os cursos gratuitos em julho 2015 ofertados pelo governo de São Paulo, serão ministrados em unidades físicas e unidades móveis que são carretas do Via Rápida e em instituições parceiras do programa, que são escolas técnicas ETECs, Faculdades de Tecnologia FATECs, Escolas SENAI, SENAC, SENAT, AVAPE e ADEVA, dependendo de cada região.

Nesta edição 2015, o programa Via Rápida têm vagas abertas em São Paulo, Embu das Artes, Sorocaba, Piracicaba, São Bernardo, São José dos Campos, Limeira, Marília, Jundiaí, Campinas, Santo André, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Barueri, Americana, Guaratinguetá, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Ubatuba, entre outras regiões.

No site do Via Rápida, o candidato encontra os seguintes cursos com vagas abertas em 2015 : Porteiro, Redes para Automação Industrial, Sistema de Automação e Controle, Almoxarifado e Estoquista, Alimentador de Linha de Produção, Assistente de Logística, Logística Portuária, Soldador, Técnicas de Defumados e Embutidos, Tornearia Mecânica Básica, Mecânico de Direção e Freios, Assistente de Cabeleireiro, Camareira, Cozinheiro em Geral, Garçom, Governança Hotelaria, Instalador de Equipamento de Refrigeração e Ar Condicionado, Instrumentação Básica a mais.

Na hora de fazer a inscrição, o candidato pode se inscrever em até dois cursos desde que preencha os requisitos de cada um deles. Os requisitos variam dependendo do curso, que pode exigir idade mínima de 16 ou 18 anos, nível escolar que seja alfabetizado ou ensino fundamental ou ensino médio, que pode ser incompleto, cursado ou concluído. Tem curso que nem exige idade mínima.

Candidatos que atendem a idade mínima e nível escolar, podem ser : pessoas com deficiência, beneficiários de programas do governo de São Paulo, pessoas de famílias beneficiadas com o CDHU e o público em geral que tem interesse em se qualificar para o mercado de trabalho ou para trabalhar como autônomo.

Acesse o site www.viarapida.sp.gov.br para fazer a inscrição em curso gratuito do Via Rápida 2015. Para saber sobre cursos por cidade, digite o nome da cidade no campo Escolha sua Cidade, na página de cursos.

Depois de inscrito, o candidato deve aguardar o processo seletivo que é feito pela seguinte ordem : desempregados, maior idade, menor nível escolar desde que seja o nível mínimo exigido pelo curso, pessoas com maiores encargos familiares, pois o objetivo é beneficiar pessoas que mais precisam.

Os classificados no processo de seleção serão chamados para matrícula e nessa etapa o candidato deve ser rápido, pois as vagas são ocupadas por ordem de chegada. Alunos do Via Rápida recebem certificado gratuito desde que cumpram uma jornada de aulas de pelo menos 70%.